
Durante o mês de outubro, o Cineclube Dissenso é o responsável pela programação do cineCabeça. A proposta da curadoria é contribuir para a formação de um olhar sobre a história do cinema nacional e sobre os caminhos do cinema contemporâneo em língua portuguesa. As atividades do Dissenso no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco estão suspensas durante o período. O cineclube retorna às suas atividades normais em novembro.
O cineCabeça tem como objetivo fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco através da exibição de filmes nacionais e consequente realização de discussões. O cineCabeça, projeto que integra o programa Células Culturais nas Escolas/Pacto pela Vida, é coordenado pela FUNDARPE, em parceria com o Programa CinEscola, o Centro de Atitudes e a Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC.
“Terra eu, Terra Come” narra a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, morto aos 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto “mise-en-scène” instigante.
A produção foi vencedora do Prêmio CPFL Energia É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo” de 2010; e também o Troféu Cidade de Gramado de Melhor Filme, da Mostra Panorâmica do Festival de Cinema de Gramado deste ano. Lançado nacionalmente neste 1º de outubro, o filme terá sessões de lançamento em diversos Cineclubes espalhados pelo país, numa iniciativa de parceria entre o Ministério da Cultura e a produtora 7Estrelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Algo para mim?