domingo, 31 de janeiro de 2010

QUE A COR SEJA COR

É como se pela primeira vez o vermelho se revelasse a mim.



Como se só então eu descobrisse que o verde existe.



Segundo Heidegger, a utilização que uma obra de arte faz de qualquer elemento que lhe constitua termina por revelar uma verdade intrínseca ao próprio elemento. Por exemplo, quando reflete sobre o lugar da terra numa obra, enquanto elemento material e físico, entende que, diferentemente da lógica comum ao mundo natural, ela (a terra) se distancia de seu caráter utilitário para se mostrar como / o quê ela realmente é; daí sua famosa exclamação: A OBRA DEIXA QUE A TERRA SEJA TERRA.

Foi no mesmo sentido que, ao abordar a cor na arte, o filósofo se referiu ao abrir dos olhos diante de uma cor presentificada pela obra. Assim como a palavra para o poeta, a cor numa representação pictórica existe como numa abertura ao seu próprio ser; o ser da obra, o ser da cor, consequentemente, o ser do sujeito que vê.

Eu não sei dizer claramente o que vejo, mas sei que algo é mais do que visto quando assisto as cenas que originaram os ângulos acima. Certamente é impossível expressar a força da cor nestes casos com uma imagem fixa, mas prefiro fazer o recorte até mesmo para comprovar como é absurda a tentativa de uma racionalização precisa a respeito do que meu corpo sente diante da tela, dos fundos em cor e sua interação com o que está à frente, não somente na imagem, mas além dela: EU.

Ao mesmo tempo em que me assusto diante da possibilidade de até este filme nunca ter visto uma cor antes, no que ela pode me oferecer de abertura a si própria, deslumbro-me com a chance de enfim ter entendido que a cor é possível, que o ser é possível; então, que eu seja...


A Viagem do Balão Vermelho, Hou Hsiao Hsien, 2007.

Um comentário:

  1. O problema é só eu ainda não ter dado as caras a este filme, Nando. Gosto muito do do Lamorisse. Este, baixei faz um tempão, mas vc sabe como eu, para me atualizar, ainda falta, mais ou menos, um pouco menos de um século de cinema. hahahaha

    ResponderExcluir

Algo para mim?