terça-feira, 20 de julho de 2010

ESPECIAL DISSENSO - MOSTRA "OLHARES SOBRE O OLHAR"



Cineclube Dissenso realiza mostra Olhares sobre o olhar

O Cineclube Dissenso expande sua agenda habitual para realizar mostra especial durante quatro tardes de julho. Entre os dias 21 e 24, de quarta a sábado, o coletivo leva ao Cinema da Fundação programa especial intitulado Olhares sobre o olhar, com seleção que inclui um total de seis filmes, entre médias e longas-metragens. O que une as produções é o resgate de questões viscerais nos debates da história do cinema: afinal, qual a matéria prima da imagem? O quanto, na produção dos filmes, tange ao homem, e como? Quais as sensibilidades em jogo no exercício de olhar?

Esta breve coleção traz um panorama de filmes feitos sobre filmes, realizadores que versam sobre realizadores, ensaios feitos para o cinema, no cinema e sobre o cinema. Reunidos entre eles, vem o francês Eric Rohmer na tentativa de desmistificar o julgamento de que os filmes dos irmãos Lumière, precursores europeus da técnica cinematográfica, são “primitivos”, preconceito carregado por vários historiadores e largamente problematizado na produção dos últimos anos. Na mesma série, Chris Marker, um dos mais emblemáticos documentaristas contemporâneos, lança olhar cauteloso sobre os processos de produção de Andrei Tarkosvky, enquanto o próprio ensaia rascunhos de si mesmo junto ao italiano Tonino Guerra.

A mostra inclui ainda exercício ensaístico do português Pedro Costa sobre o trabalho de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, o que reúne três dos mais interessantes realizadores contemporâneos, cujos trabalhos parecem retomar premissas fundamentais do cinema, resgatando o que há de mais essencial no confronto sujeito versus câmera. Para completar, na costumeira tarde de sábado, o Dissenso realiza a última sessão da mostra, em regime surpresa. A proposta é proporcionar uma experiência diferente de ir ao cinema, em que o público só descobre o título a que vai assistir na hora da exibição.

Como sempre, as sessões são gratuitas. Na sequência, acontece debate aberto na Sala João Cardoso Ayres.

Informações para a imprensa: 8652-0144 (Fernando Mendonça, membro da curadoria)

SERVIÇO
Mostra Olhares sobre o olhar
De quarta (21) a sábado (24), às 14h
Cinema da Fundação
Entrada franca
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby
Informações: 3207-5000 (Fundação Joaquim Nabuco)

PROGRAMAÇÃO

21, quarta
Louis Lumière (Eric Rohmer, França, 1968)
Filme faz parte de um conjunto de obras realizadas por Eric Rohmer para a Televisão Escolar, nos anos 60. Para falar sobre os filmes dos Lumière e do começo do cinema, Rohmer convidou apenas duas pessoas: Jean Renoir, o maior cineasta francês na opinião de Rohmer e de tantos outros e Henri Langlois, o guardião da memória do cinema, inventor da cinefilia, no sentido mais nobre do termo. Nem um nem outro consideram o cinema dos Lumière "primitivo". 66 min.

22, quinta
Um dia na vida de Andrei Tarkovsky (Chris Marker, França, 2000)
Imagens emocionantes que vão desde a visita do filho de Tarkovsky ao pai já doente, e que já não o via há cinco anos por imposição do governo russo, até cenas das filmagens de O Sacrifício, assim como de seu enterro.
Tempo de viagem (Andrei Tarkovskiy e Tonino Guerra, Itália, 1983)
Documentário co-assinado por Tarkovsky e pelo seu argumentista Tonino Guerra, precisamente sobre a sua estadia na Itália para a filmagem de Nostalgia. Num tom de bloco-notas mais ou menos intimista, os dois homens falam da sua experiência conjunta, da poética transcendental daquele filme, da relação com as paisagens italianas e também de algumas referências que marcaram o imaginário de Tarkovsky na sua formação como espectador e autor. 117 min.

23, sexta
Onde jaz o teu sorriso? (Pedro Costa, Portugal/França 2001)
Filmando Jean-Marie Straub e Danièle Huillet durante a montagem de Sicília!, Pedro Costa consegue a proeza invulgar de expor o trabalho cinematográfico como um real confronto com uma matéria tecida de imagens e sons. Feito numa óbvia e tocante cumplicidade com o casal, este documentário (saudavelmente) atípico é também um caso emblemático de utilização do video digital. 104 min.

24, sábado
Sessão surpresa
Numa sessão onde o público só conhece o filme na hora, as câmeras interrogam qual o futuro do cinema, enquanto olhares e vozes do mundo inteiro se dividem entre inquietação, desamparo, fé, desmitificação, finitude, necessidade de filmar. Eis que tudo se concentra no humano. 133 min.

CINECLUBE

O Dissenso surgiu a partir da criação de um blog, parte do projeto de conclusão do curso de jornalismo de um de seus integrantes. A intenção era discutir a crítica cinematográfica e estimular um ambiente de debate cinéfilo, permeado pela coexistência de referências distintas. Foi então que surgiu um cineclube regular, ainda realizado no Centro de Artes e Comunicação, no campus da UFPE. A cada semana um dos integrantes passou a ficar responsável por levar um filme, tomando como premissa fundamental o caráter de raridade.

Em junho do ano passado, o cineclube mudou de endereço e passou a funcionar em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. Este ano, o projeto foi aprovado no Edital do Audiovisual do Funcultura, promoção da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e passará a receber apoio do Governo do Estado.

De julho de 2008, quando surgiu, até hoje, já foram exibidos filmes de cineastas como Andrea Tonacci, Bela Tarr, Jan Svankmajer, Michael Haneke, Nicholas Roeg, Arnaldo Jabor, Hiroshi Teshigahara, Ana Carolina, Tsai Ming-Liang, David Cronenberg, Bruce la Bruce, Rainer W. Fassbinder, Sergei Parajanov, Raoul Ruiz, Russ Meyer, entre vários outros. As sessões regulares acontecem aos sábados, às 14 horas, no Cinema da Fundação. Após as exibições, são realizados debates abertos ao público.

Um comentário:

  1. Que pena que estou aqui.. em SAMPA, tão distante e não posso ir te prestigiar como você merece.
    Quem sabem vem para minha terra...
    Parabéns!!! Muito interessante e espero que nunca se interne em nenhum Sanatório, rsrsr pois lembre-se como dizia Syd Barret, um dos caras do Pink Floy " A Face Clara da Lua todos vêem..., mas só o LOUCO vê a Face Escura e Oculta da Lua e de todas as coisas..."
    Beijinhusssssssssssssssssafetuosos*

    ResponderExcluir

Algo para mim?