quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NECESSIDADES DA ALMA

A alma tem suas necessidades não menos do que o corpo; e uma das maiores necessidades do homem é a de manter sua mente incessantemente ocupada. O peso que rapidamente se abate sobre a inatividade da mente é uma situação tão desagradável ao homem, que ele frequentemente prefere expor-se aos exercícios mais dolorosos a ser perturbado por ele.

Assim somos levados instintivamente a buscar objetos capazes de excitar nossas paixões, não obstante esses objetos deixem em nós impressões que frequentemente são acompanhadas por noites e dias de dor e infortúnio; mas, se estivesse isento de paixões, o homem estaria em geral exposto a atribulações ainda maiores do que aquelas que as próprias paixões podem fazê-lo sofrer.

Como a maioria das sensações agradáveis que nossas paixões reais podem proporcionar é equilibrada por muitas horas infelizes que sucedem nossos momentos de satisfação, não seria uma nobre tentativa da arte esforçar-se para separar as conseqüências tristes de nossas paixões do prazer fascinante que recebemos satisfazendo-as? Não está no poder da arte criar, por assim dizer, seres de uma nova natureza? A arte não poderia imaginar produzir objetos que estimulariam paixões artificiais, suficientes para ocupar-nos enquanto somos efetivamente afetados por elas, e incapazes de nos causar depois qualquer dor ou aflição real?

Jean-Baptiste Du Bos (1748)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo para mim?