sábado, 25 de dezembro de 2010

TOP LIVROS 2010

Apesar de, em 2010, Clarice Lispector ter reinado absoluta em minha vida, optei por não acrescentar nenhum título da autora neste top porque pretendo, em breve, elaborar um somente pra ela, quando completar a leitura de toda sua obra (o mesmo vale para Hilda Hilst). No geral, tudo que li não relacionado à obra clariceana terminou limitando-se a experiências mais discretas do meu ano, mas que, não poderia ser diferente, também me inspiram no compartilhar e recomendar as que foram melhores aos amigos que por aqui passam.

1º LUGAR: DE PROFUNDIS (OSCAR WILDE)

A polêmica carta de Wilde, escrita na prisão, sem dúvida foi meu grande incômodo do ano. Texto afiadíssimo, lançou-me numa amargura sem tamanho, entre questionamentos que só uma verdadeira obra de arte é capaz de provocar. De profundo interesse moral, Wilde não abandona em nenhum momento uma perspectiva cristã da estética, o que me permite uma identificação ainda maior com seu texto, numa renovação de minha própria fé e do lugar de Cristo em minha vida. Para ler de joelhos, tanto pela reverência quanto pelo martírio da dor.

2º LUGAR: A MORTE DE IVAN ILITCH (LEON TOLSTOI)

Incluiria facilmente esta caso resolvesse elaborar um Top Novelas da Minha Vida. De uma objetividade cristalina, a narrativa de Tolstoi foi o momento de luto supremo de meu 2010. Um livro sobre a morte de nós todos e a agonizante vida que a antecede, um enfrentamento, um consciente encarar de nossa debilidade e fraqueza, que, como em Wilde, não pretende aliviar minha dor de viver.

3º LUGAR: A TRANSPARÊNCIA DO TEMPO (FABIO ANDRADE)

Vencedor do Prêmio concedido pela Fundação de Cultura do Recife, o novo livro de Fabio Andrade (professor, amigo e exemplo) também me venceu por sua sensibilidade na maneira como levou-me à dor. Pois é do tempo a dor, e do poético a cura. Cada verso seu, cada silêncio e cada poema, ajudaram-me, em diversos sentidos, na conscientização do tempo em um domínio que transcende o cronos, mas que o subjuga para fazer da vida um breve eterno momento de alegria.

4º LUGAR: O CORPO IMPOSSÍVEL (ELIANE ROBERT MORAES)
Originalmente sua Tese de Doutorado, venho utilizando o livro de Eliane justamente para a pesquisa de minha Tese. Dentro dos diversos aspectos da Modernidade abordados, destaca-se o interesse pela fragmentação do corpo. Gosto muito da fluência de sua escrita, da leveza na erudição latente e alguns dos capítulos li como se estivesse com uma boa ficção em mãos!

MENÇÃO HONROSA: CREPÚSCULO / LUA NOVA / ECLIPSE (STEPHENIE MEYER)

E como já tinha comentado AQUI, não posso ser hipócrita e ocultar o prazer que me foi acompanhar a saga de Stephenie Meyer durante 2010 (a última parte guardei pro ano que vem). Digam o que quiserem, nada é comparável ao descompromisso e diversão que um bestseller oferece, e não tenho nenhuma pretensão de comparar produtos assim a livros como de Wilde ou Tolstoi (eu não sou tapado, né); só não podia deixar de fazer esta menção a livros que de certa forma resgataram em mim outro tipo de prazer pela leitura, em muito responsável por hoje ter me tornado um homem de letras.

2 comentários:

  1. LEGAL....CONTINUE ASSIM....A PROCURAS DE VARIOS LIVROS ...

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Nando. Lispector é sempre um norte, dita rumos e coordenadas no meu olhar e na minha própria percepção crítica acerca da literatura. Esse Wilde ainda não li, mas esse Tolstoi é obra-magna.

    Abs!

    ResponderExcluir

Algo para mim?