quinta-feira, 23 de junho de 2011

CHANTAL AKERMAN, DE CÁ



Do privilégio de ter participado, esta semana, numa das sessões programadas pelo Cinema da Fundação (FUNDAJ), para o novo filme de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira, concluo, convicto, de que tomei parte em um ato de guerra. Filme de delicadeza, assim como de protesto, Chantal Akerman, De Cá, me foi uma experiência que ainda não posso avaliar o tamanho e importância para minha formação cinéfila, mas que sinto entrar no seleto grupo daquelas que, de alguma forma, definem um "antes" e "depois" para o olhar. Registro minha mais profunda gratidão ao cinema exibidor, aos realizadores e, claro, a esta mulher singular, esta mulher-tempo, este estandarte que nos renova a esperança por lembrar-nos que ainda temos o tempo. Ainda temos tudo.

ACESSA AQUI MEU TEXTO PARA O SITE FILMOLOGIA

3 comentários:

  1. Olá, Nando.

    Rapaz, sou membro do MakingOff, e esse mês estou fazendo uma homenagem aos geniais Straub e Huillet. Pelo que percebi, dos comentários dos filmes, você fez um mestrado sobre eles? É algo que me interessa, por pesquisa e curiosidade. Se sua dissertação já foi defendida e publicada e você puder me passar o link do domínio público com ela, eu ficaria feliz.

    Meu e-mail: lulgo1@hotmail.com

    Meu blog: Cinebulição: http://cinebuli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz, obrigado por entrar em contato.
    Só vou lhe desapontar porque os Straub não foram minha pesquisa de mestrado não. Já refleti algo sobre eles por aqui e nos compartilhamentos do Making Off, mas meu primeiro contato acadêmico-científico com eles se dará justamente neste julho, no encontro da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Entrarei em contato contigo para explicar melhor.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nando.

    Poxa, que pena. Achei que você tivesse feito o mestrado com eles. Mas boa sorte na apresentação na Literatura Comparada.

    Pois é, rapaz, eu os escolhi esse mês justamente por isso, ausência de material na rede, aí resolvi fazer alguma coisinha.

    Eu não costumo postar, porque sou um analfabeto em fazer torrent, essas coisas. Só mento. Sou o Darthvader.

    Prazer, rapaz. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Algo para mim?