Último dia do ano é sempre dia de atualizar meus Tops por aqui. E como eu sempre começo e termino tudo cinematograficamente em minha vida, vou dar a largada com os melhores filmes tocados dentro do cinema no correr deste ano, que foi atípico no bom número de experiências provadas em salas escuras e milagroso por me fazer viver algumas das mais importantes sessões que para sempre guardarei.
1º Cópia Fiel (Abbas Kiarostami, França/Itália/Bélgica, 2010)
Este abismo que existe dentro da lágrima.
______________________________________________________________________
2º Chantal Akerman, De Cá (Gustavo Beck & Leonardo Ferreira, Brasil, 2010)
Minha vida, antes e depois.
______________________________________________________________________
3º Pânico 4 (Wes Craven, EUA, 2011)
Cinefilia é coisa de sangue.
______________________________________________________________________
4º Meia-Noite em Paris (Woody Allen, EUA/Espanha, 2011)
A eterna saudade do tempo.
______________________________________________________________________
5º O Estranho Caso de Angélica (Manoel de Oliveira, Portugal, 2010)
Porque a imagem da alma não morre.
______________________________________________________________________
6º Cisne Negro (Darren Aronofsky, EUA, 2010)
E não se nega a pele.
______________________________________________________________________
7º Um Sonho de Amor (Luca Guadagnino, Itália, 2009)
No drama de amar, o esculpir da dor.
______________________________________________________________________
8º Minha Terra África (Claire Denis, França/Camarões, 2009)
A sinceridade da vida atravessa os ventos.
______________________________________________________________________
9º Um Lugar Qualquer (Sofia Coppola, EUA, 2010)
E o deserto ainda me espera.
______________________________________________________________________
10º Reencontrando a Felicidade (John Cameron Mitchell, EUA, 2010)
Porque é da imagem o luto.
______________________________________________________________________
11º Pacific (Marcelo Pedroso, Brasil, 2009)
Do encantamento pelo dispositivo.
______________________________________________________________________
12º Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (Apichatpong Weerasethakul, Tailândia, 2010)
Sobreviver não significa nada.
______________________________________________________________________
Menção Honrosa: Retrospectiva Stanley Kubrick (IV Janela de Cinema)
Porque somente dentro de uma sala escura é possível vencer a morte.
Cheguei ao seu blog por meio do MKO.
ResponderExcluirBela lista, Nando. Excelente repescagem dos títulos. Coincidimos o primeiro lugar para a (última) obra-prima de Kiarostami =)
abraço!