sábado, 25 de agosto de 2012

MINHA SEMANA COM NELSON

Toda Nudez Será Castigada (Arnaldo Jabor, 1973)

Esta semana vivi um mergulho abissal no imaginário cinematográfico de Nelson Rodrigues, nos tantos filmes nascidos de suas fontes literário-dramáticas. Revelou-se a mim uma nova perspectiva de vida, que ainda preciso amadurecer para lidar pacificamente. Mas talvez não seja possível a paz para o olhar que se contamina por Nelson. Porque tudo vai pelo ralo. As moralidades, as crenças, as seguranças, as imagens que guardo do mundo, dos outros (amigos, vizinhos, parentes), a imagem de mim, tudo escorre e se mistura para um esgoto do qual não se foge mais.

Muito especial e emocionante a participação na Mesa com Neville D'Almeida, no último dia 23, como homenagem ao centenário de Nelson, dentro do Festival A Letra e A Voz. Ele comentou detalhadamente o processo de criação de "A Dama do Lotação" (escrito com o próprio Nelson, nas madrugadas, ao silêncio quebrado pela datilografia) e "Os Sete Gatinhos" (filme que guardo, a partir daqui, como a melhor adaptação do autor). Segundo o diretor, que sempre sonhou em fechar uma trilogia rodrigueana adaptando algum de seus romances, caso ele consiga vencer o tempo e todas as adversidades próprias ao nosso cinema, seu próximo filme terá grandes chances de ser rodado aqui no Recife. Como ele bem diz, Nelson precisa sair do RJ, ganhar o Brasil e o mundo em imagens que ampliem sua universalidade.

Esta semana Nelson me ganhou. E aqui começa o mundo (ou eu começo nele).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo para mim?