sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SESSÃO DISSENSO



Neste sábado (10), às 14h, o Cineclube Dissenso, em parceira com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), promove uma sessão especial com o lançamento do documentário Balsa, o primeiro média-metragem de Marcelo Pedroso. A sessão será seguida de debate aberto ao público com o diretor. A entrada é franca.

Vencedor do concurso de roteiros Ary Severo/Firmo Neto, Balsa fez sua première na I Semana dos Realizadores (ocorrida no Rio de Janeiro em setembro último). O filme busca uma escrita cinematográfica que tenta traduzir em imagens e sons sensações ligadas à lentidão e à rotina de uma balsa em Japaratinga (AL). Trata-se de uma estética que dialoga com o ideário de desdramatização do cinema, ao mesmo tempo em que busca referências na contemporaneidade pela forma de trabalhar o espaço e o tempo.

Para o lançamento do média, uma nova proposta de distribuição está sendo posta em prática e pode ser acompanhada através do blog http://www.docbalsa.blogspot.com/. O objetivo é levar o filme a outros públicos que não apenas o dos festivais de cinema: haverá lançamento tanto nos circuitos alternativos de salas quanto em DVD, cujas cópias serão distribuídas em locais como livrarias, videolocadoras, cineclubes e exibidas em escolas públicas. É nesse contexto que o filme será lançado no Dissenso.

Pedroso - Marcelo Pedroso dirigiu curtas como 15 centavos e co-dirigiu com Gabriel Mascaro o longa KFZ-1348. É um dos membros fundadores da Símio Filmes. Seu novo longa-metragem, Pacific, estréia este mês no II Janela Internacional de Cinema do Recife.

Um comentário:

  1. Fernando Mendonça,
    Por onde tu andas?? Estou com saudades de vc!!! Vê se aparece viu?? O Compartilhando as Letras é sua casa também.Um abração

    ResponderExcluir

Algo para mim?