sexta-feira, 5 de junho de 2009

O ÔNIBUS E A VIDA


Zabriskie Point, Michelangelo Antonioni, 1970.

"Acordava antes de todos, pois para ir à escola teria que pegar um ônibus e um bonde, o que lhe tomaria uma hora. O que lhe daria uma hora. De devaneio agudo como um crime. O vento da manhã violentando a janela e o rosto até que os lábios ficavam duros, gelados. Então ela sorria. Como se sorrir fosse em si um objetivo. Tudo isso aconteceria se tivesse a sorte de ninguém ‘olhar para ela’."
Clarice Lispector, Preciosidade (conto)

Apesar de a imagem não ter ficado com boa resolução aí acima, essa cena mostra um jovem dentro de um ônibus. Jovem que acabou de cometer um crime: matar um policial no meio de uma revolução. A cena é rápida. Logo após a morte, um close do perfil cabisbaixo, um afastar dentro do interior do veículo. E o esverdeado me assola. Junto com Deserto Vermelho, Zabriskie Point é o filme de Antonioni lembrado pelo uso metafórico das cores. E nessa cena a certeza. A esperança sempre traz um sabor amargo.

Há uns 2 anos eu gastava mais de 3 horas por dia dentro do ônibus. Ir pra faculdade, ir pro estágio, ir pra casa... E como eu apreciava essas horas. Por um bom tempo eu as tive como o ponto alto de minha vida, pois era nesse lugar, no ônibus, em que eu podia ser eu. Sem contar o prazer de atravessar boa parte do caminho à beira mar... Idéias pra contos, motes pra poemas, tudo isso me facilitava a escrita, e muito mais, me trazia a tranqüilidade de existir.

São tantas responsabilidades, tantas cobranças na vida... E quando estamos dentro de um ônibus tudo isso se neutraliza. Não adianta ter pressa, não adianta se preocupar, é como se o tempo parasse pra te deixar viver. Somente consigo. Ahh, que ‘ninguém olhe pra mim’, isso mesmo Clarice! Que eu possa ter o prazer de respirar, de sentir o vento arrepiando o cabelo... Que as vidas ao meu redor atravessem ignoradas mesmo, e que toda a paz de saber que chegarei no lugar de destino me invada e sussurre em meus ouvidos: não se preocupe...

Eu só quero viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo para mim?