sexta-feira, 5 de junho de 2009

TOP LIVROS 2008


1º LUGAR: A OBSCENA SENHORA D (HILDA HILST)
Esse entrou como um dos melhores da vida!
É uma obra pequena, de uma preciosidade rara, que engoli em menos de 3 horas, num dos finais de tarde mais devastadores da minha vida. As palavras de Hilst me dilaceraram, me fizeram experimentar a dor do desamparo divino sofrido pela protagonista e me abriram os olhos para uma compreensão de Deus muito maior do que a tida até então. O livrinho me pegou de um jeito tal que pretendo não largá-lo nos próximos 5 anos da minha vida (altos planos...) Definitivamente obrigatório para toda e qualquer existência.

2º LUGAR: POEMAS MALDITOS, GOZOSOS E DEVOTOS (HILDA HILST)
É chato, mas 2008 realmente deu pouco lugar para outro autor que não Hilda Hilst... A mulher conseguiu empatar com Clarice aqui dentro, me deixando todo orgulhoso da minha literatura nacional e dessa ‘literatura feminina’ que muitos combatem, mas que existe sim e é das minhas favoritas. Agradecimento rasgado ao amigo Conrado por ser o responsável pela devida apresentação. Sobre o livro: um caminho estreito, mas direto e certeiro ao contato com Deus.

3º LUGAR: ELE ESCOLHEU OS CRAVOS (MAX LUCADO)

Completa a trilogia que me levou até Deus esse ano! Ímpar, de fazer orgulho ao setor da literatura protestante, com uma poesia sutil a cada declaração ou exemplo levantado para esclarecer um pouco mais do amor de Deus no cumprimento da nova aliança, através do Filho encarnado, Jesus. Outro autor que pretendo correr atrás em 2009.

4º LUGAR: RETÁBULO DE JERÔNIMO BOSCH (EVERARDO NORÕES)
Ah, esse ocupou lugar cativo aqui no blog... Um carinho já comprovado pelos posts (ver marcador aí do lado para o nome do autor) marcou esse livro como uma das mais profundas experiências poéticas que já tive. É fato, foram poucas, mas acho que comecei muito bem...

5º LUGAR: A FILOSOFIA NA ALCOVA (MARQUÊS DE SADE)
Aiaiai, esse me dá um pouco de vergonha (rsrsrrsrsr), mas o danado (o adjetivo cai muito bem) é inegavelmente bom! Muita sacanagem, é verdade, mas muita filosofia sobre política, religião, sociedade... Enfim, uma obra basilar para a humanidade, ainda que seu teor seja questionável para nossos padrões éticos e morais. Grande literatura! (mas é melhor ler escondido no quarto mesmo...)

MENÇÃO HONROSA: A MULHER DAS DUNAS (KOBO ABE)
Apesar de o filme ter ficado bem melhor não posso ignorar que essa foi uma das obras mais aproveitadas no ano. Dessas que precisam ser completadas por sua adaptação e ampliadas por ela. Também já falei dele por aqui e pouco tenho a acrescentar por hora. Acho que em 2009 ele vai me dar pano pra manga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo para mim?