sexta-feira, 5 de junho de 2009

REFLETINDO

... Amo o cinema. Ainda existem muitas coisas que desconheço: que projetos terei pela frente, quais serão meus novos trabalhos, que resultado terão todas essas coisas; não sei, também, se minha obra corresponderá aos princípios que agora defendo, se corresponderá às hipóteses de trabalho que tenho formulado. Há muitas tentações por todos os lados: estereótipos, idéias preconcebidas, lugares-comuns e concepções artísticas alheias. E, na verdade, quando o que se tem em mira é apenas a obtenção de um efeito, ou os aplausos do público, é tão fácil filmar uma bela cena... Basta, porém, um passo nessa direção, e estamos perdidos.

O cinema deve ser um meio de se explorar os problemas mais complexos do nosso tempo, tão vitais quanto aqueles que há tantos séculos vem servindo de tema à literatura, à música e à pintura. É apenas uma questão de procurar, a cada vez com o espírito renovado, o caminho, o canal a ser seguido pelo cinema. Estou convencido de que, para cada um de nós, nossa atividade cinematográfica irá se revelar um empreendimento inútil e sem valor, se não formos capazes de apreender, precisamente e sem equívocos, a especificidade do cinema, e não conseguirmos encontrar, dentro de nós mesmos, a chave que nos abra suas portas.

ANDREI TARKOVSKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo para mim?