sexta-feira, 5 de junho de 2009

EVANGELIZANDO

Pois é, desde o início de Esculpir o Tempo tinha planejado revisitar a filmografia de Tarkovski... Bem, acabei revendo apenas o primeiro longa (A Infância de Ivan), e constatando que o tempo de Tarkovski não é o meu tempo, que ele não pode ser medido ou agendado por convenções humanas tão simplórias como o relógio ou o calendário (nenhuma arte verdadeira pode).

E se hoje eu venho vos falar brevemente desse livro é para confirmar minha suposição inicial de que eu estava lidando com um ‘Evangelho Cinematográfico’. Tarkovski soube como poucos, refletir sua arte a um nível de entrega e submissão (submisso e missionário), e eu não tenho dúvidas de que essa será uma leitura que vou carregar com toda a intensidade por toda minha vidinha. Pela primeira vez encontro um livro que não seja propriamente literário com potência suficiente para entrar no meu Top Livros (vocês já conhecem das minhas bobagens particulares), na verdade, mais do que aos romances que formam essa minha lista, o texto de Tarkovski é, sem dúvida, o que mais se aproxima do Livro dos Livros, a Bíblia Sagrada (primeira do Top, claro). Ele não apenas cita diretamente textos do apóstolo Paulo como se refere constantemente ao amor cristão, aos ideais de criação em semelhança divina, e (gênio), termina suas últimas dezenas de páginas sem sequer falar de cinema para falar de humanidade, sociedade e os problemas e ausências do mundo contemporâneo. Religião, Arte, Filosofia, uma obra que não dá pra botar defeito...

Nos últimos meses nem foram poucas as vezes em que eu trouxe trechos de sua obra para cá e os últimos versos (Arseni Tarkovski, pai do cineasta, e Puchkin), por exemplo, foram colhidos de lá. Por sinal, o nome de Púchkin parece ser outra descoberta que vai marcar meu 2009... Há inúmeras referências ao escritor russo em Tarkovski, e aqueles versos que registrei em P(r)O(f)ETA me atingiram de uma forma que eu não posso descrever (por isso a necessidade de Gerry). Curiosamente, no último sábado, passeando na livraria, um livro do autor cai na minha mão como por milagre... Um volume com 4 tragédias que, não resisti, adquiri na mesma hora.

É... pelo visto Tarkovski está cumprindo sua missão em mim não através de ângulos, mas de letras... Confesso que nenhum de seus filmes surtiu em mim efeito semelhante ao de seu livro e se dentre todos os artistas citados em suas reflexões, onde a maioria eram nomes de cineastas, eu ouso pescar outro escritor, isso comprova que meu destino com Tarkovski está essencialmente ligado à palavra.

Que se cumpra o chamado.

Um comentário:

  1. Aproveitei e 'roubei' seus textos por uma causa nobre...

    Valeu'

    ***
    veja o topico na comunidade dele no orkut:

    'Tarkovski no blog do Nando: "O Angulo em Mim':

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=134596&tid=5501554464226115616&start=1

    ***
    mrl-x

    ResponderExcluir

Algo para mim?